FAQ  •  Pesquisar  •  Membros  •  Grupos   •  Registrar  •  Perfil  •  Ver Mensagens Particulares  •  Entrar
 Grupo de Estudo - Modelagem do Básico ao Avançado. Exibir Próximo Tópico
Exibir Tópico Anterior
Enviar MensagemResponder
Autor Mensagem
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 12:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal e administração (que me perdoem se criei o topico no lugar errado). Gostaria de dar inicio a um estudo minucioso da modelagem padrão (nada de maquete, ou carro, ou corpo, ou animais, ou objeto, etc.) e sim como usar de menira eficiente em todas as áreas as opções oferecidas pelo programa na modelagem básica à avançada do mesmo.

Bem, espero que não só eu esteja empougado com esse tópico e que possamos ajudar uns aos outros.

Amanhã começo a postar (estou no trabalho e não posso instalar o blender aqui - o computador é muito fraco). Mas trago o material de casa para postar aqui.

Abraços
Visualizar Perfil do UsuárioEnviar Mensagem Particular
tatasoka
Blender Total adimin

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 5:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa!

Vamos botar o fórum para frente então! hehe

Não entendi direito a proposta, mas aguardo você trazer material...
Visualizar Perfil do UsuárioEnviar Mensagem ParticularEnviar
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 5:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa tatasoka, a proposta acho que você vai entender agora. Eu fiz uns estudos e pensei em postar TUDO o que eu estudei sobre modelagem. Mas tem muito iniciante não só no fórum como no orkut (ai podemos divulgar o fórum para eles por termos um material bem básico Wink), então seria bom estudar desde de a criação, a propriedades e a modelagem em si com suas propriedades.

Vou começar com a criação. Bem, a interface do Blender é bem simples, apesar de não parecer de inicio. Para quem está costumado com outros software (como o Studio Max, por exemplo) pode achar dificil por não ter tantas janelas e paineis que facilitam a busca ou o uso de algumas ferramentas principais. No caso da criação de Mash (malha) para modelagem no blender, muitos se perdem de inicio (foi um inferno para mim) mas não existe dificuldade.

Existem basicamente três formas diferentes de criar um mesh, a primeira é atravez do menu Add>Mesh.

click para ampliar
Image

Como vemos na imagem acima, existem vários tipos de mesh, que eu vou falar nos próximos posts.

A segunda maneira de se adicionar mesh no blender é presionando a tecla "espaço" do teclado. Quando é feito isso o menu que aparece é o mesmo que o do menu add, só que o menu irá aparecer na posição atual do ponteiro do meuse na viewport do blender.

click para ampliar
Image

A terceira maneira, que eu não entendi por que não funcionou no meu blender, é atravéz do botão direito do mouse. Quando clicado, apos dois segundo, aparecerá o mesmo menu que o quando se clica o espaço do teclado a imagem acima mostra o menu.

Enfatizei a criação de mesh por ser as formas básicas padrões, as quais dão inicio a quase todos os tipos de objetos. Claro que vamos ver outras opções desse menu, já que são fundamentais para a modelagem em alguns casos, mas vamos devagar (é mais gostoso Laughing ) beleza?

Nessa hora gostaria da ajuda do pessoal do fórum mais experiênte: por que não pareceu o menu do botão direito no meu blender? É a versão? É o windows? É alguma configuração? É por isso que acho importante um estudo dessa maneira (por fórum), por que cada um posta uma coisa que aprendeu e onde estiver errado ou houver uma dúvida outros usuários podem ajudar e podemos entender e dar o nosso melhor para evoluirmos nosso trabalho cada vez mais Razz .

Eu não entendi essa parte do botão direito não funcionar no meu blender, mas eu sei que existe por que estudei em tutoriais e por isso decidi postar.

A tarde eu venho e começo a falar um pouco dos tipos de mesh disponíveis nesse menu (ou se alguém quiser começar).

Abraços (espero que agora tenham entendido o objetivo Cool )
tatasoka
Blender Total adimin

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 7:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hmmm...legal!

Só uma coisa: as imagens não estão aparecendo, não sei se você já colocou ou ainda vai colocar.

Agora entendi, mas não entendi seu problema do botão direito...rsrs É só ficar segurando que aparece o menu, e também funciona com o botão esquerdo. Lembre-se que você precisa deixar o mouse totalmente imóvel para funcionar.
tatasoka
Blender Total adimin

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 7:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa...agora apareceram as imagens!
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O melhor de estudar assim brô, mesmo para os experientes é que sempre vai aparecer algo que você não sabia. E principalmente, no caso do blender, poderiamos trazer mais usuários novatos para o fórum.

Sobre o botão direito, ta funcionando agora xD. Aff..
Cerberus_1746
Participante Aprendiz
Participante Aprendiz

MensagemEnviada: Qui Jul 10, 2008 10:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eh que nao pode mover o botao se mover nao aparece
Visualizar Perfil do UsuárioEnviar Mensagem ParticularEnviarVisitar Website do UsuárioMSN Messenger
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 12:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

De volta! Dei mais uma olhada e lá vai:

Antes de criar os objetos padrões entendamos uma coisa:

Quando iniciamos o blender, por padrão ele já vem com objetos em cena. São eles: um box, uma luz e uma câmera. Podemos apaga-los se desejarmos ou usa-los para a nossa cena. Independente de sua escolha, podemos iniciar.

Se você tentar criar qualquer objeto que possua segmentos, você poderá escolher os segmentos quando seleciona-o no menu de criação (Add>mesh, ou barra de espaço) e escolha os segmentos como desejar. No caso da imagem abaixo, eu pedi para criar um cilindro, na tela aparecerá os paramentros de configurações iniciais da criação. Eu deixei como estava e cliquei em ok.

clique para ampliar
Image

Diferente de outros soft do mercado, você não clica e arrasta o crusor do mouse onde quiser para criar (se existe essa opção, ainda não me foi apresentada Confused ).
Para saber onde o objeto irá aparecer tem de ficar ligado no crusor 3D (esse circular em vermelho e branco), veja a imagem abaixo:

clique para ampliar
Image

Vou pedir para criar um plane para verificar:

clique para ampliar
Image

Perceba que o plane foi criado no mesmo local do cursor 3D. Assim será com qualquer objeto em cena.

Navegando

Acredito que isso não era para estar aqui, mas como não encontrei outro lugar apropriado (e não quis tomar a liberdade de criar) lá vai um básico:

Para girar sua cena com precisão você poderá usar o teclado numérico sendo:

8 Gira a sua cena para cima
2 Gira a sua cena para baixo
4 Gira a sua cena para a esquerda
6 Gira a sua cena para a direita

Para girar usando o mouse basta precionar e manter o roll (aquele botão de rolagem do centro) e arastar na direção desejada.
Para mover a tela precione o roll com a tecla shift pressionada.
Para aumentar ou diminuir o zoo tem duas opções:

Tecla + e - do teclado numérico ou segure Ctrl e precione o roll do mouse dai arraste o mouse para cima e para baixo.

Claro que existem também outros ângolos os quais podemos visualizar nossos objetos em cena, para navegar entre esses ângulos faça o seguinte:

Usando o teclado numérico:
1 Front (veja o bjeto de frente)
7 Top (veja o objeto do topo, de cima para baixo)
3 Side (veja o objeto de lado, esquerda)
0 Câmera (veja o objeto da visão da câmera)

Para outras opções você pode acessar o menu View:

clique para ampliar
Image

Temos nesse menu ainda a opção User e câmera.
No modo user você poderá visualizar o objeto em modo perspectiv, isto é, com profundidade, ou no modo orthographic que apresentará os objetos com maior precisão e menos profundidade.
Esses dois modos podem ser usados em qualer view, mas é aconselhavel que se trabalhe com o perspective apenas na opção view user.

A opção câmera é básicamente a mesma coisa, só que na visão da câmera (dããããã).

As opções Orthographic e Perspectiv estão disponiveis no menu view, saca a imagem:

clique para ampliar
Image

O atalhao para ativar um ououtro é 5.

Pronto, por hoje é só, touno trampo e tenho que fechar o caixa (e uma mina pediu pra eu pegar uma letra de música Mad . Tenho que ir, mas amanhã de manhã eu volto.

Abraços e CRITICAS Rolling Eyes
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 12:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho que foi isso cerberus ou então minha paciencia de não segurar o botã por tempo suficiente (e olhaque são 2 segundo violent1 ). Laughing
tatasoka
Blender Total adimin

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 1:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caramba cara! Que demais! Para quem está começando é ótimo...

Acho que vou deixar as categorias unidas por enquanto...o fórum ainda é pequeno, melhor para o começo. Ai também não precisamos ficar preocupados em postar no lugar certo!
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 1:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aê tatasoka, para ser sincero era essa minha intenção mesmo. Não sei se você gostou mas, tenta vê o que tenho em mente:

É muito problematico tentar conseguir cursos com pequenos detalhes, mesmo quando encontramos as vezes eles deixam passar algo. Minha inteção é apertar cada botão que eu encontrar e descobrir o que ele faz, e claro passar esse resultado para a galera. Com isso os iniciantes que tem muitas dificuldades para entender podem ler o passo a passo do basico ao avançado e assim o fórum cresce aos poucos.

Espero que realmente estejam gostando, apesar de parecer insignificante para vocês que já entendem bem do programa, tudo isso é uma mina de ouro para os que pouco sabem e procuram aprender sem gastar muito (nesse caso sem gastar nada).

Depois nós podiamos criar uns book's com esse material e fazer uns PDF's para download gratis, seria ótimo.
tatasoka
Blender Total adimin

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 1:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa idéia...vou preparar um material aqui e postar amanha.

Depois de ter bastante material a gente organiza e junta tudo...
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Sex Jul 11, 2008 7:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opa, esqueci de falar de algo que eu travei muito para conseguir:

Manipulando os Objetos.

Muitas veses estamos trabalhando em cenas complexas com vários objetos, para quem migra de outros soft's como eu, é bastante complicado entender como funciona a questão do "Slect and Move, Rotate e Scale", que são os comando de movimento, rotação e escala apresentado pelos soft's.

Para esse estudo irei usar o box que o blender cria por padrão ao iniciar o programa. Girarei um pouco a cena, para vê-o na view 'User Perspective'.

clique para ampliar
Image

Na imagem acima vemos o box em perspectiva, e de seu centro podemos ver três EIXOS (essas flechas coloridas), apontando cada uma em uma direção. São eles:

Eixo Vermelho X - O qual aponta para a direita.
Eixo Verde Y - O qual aponta para a frente.
Eixo Azul Z - O qual aponta para cima.

Existem ferramentas específicas para a manipulação dos objetos com base nesses eixos. Essa manipulação é muito importante pois é com elas que podemos dar novo posicionamento ou forma aos objetos na cena.
É bastante facil de encontra-las na interface do blender, já que são fundamentais para o desenvolvimento da modelagem e criação de objetos.

clique para ampliar
Image

Veja na imagem a parte em destaque (retangulo vermelho). Temos ali quatro desenhos. O primeiro de uma mão, segundo um triâgulo, o tereceiro uma rosca (conheço por 'torus') e o quarto um pequeno quadrado azul. Usaremos apenas o triângulo, o torus e o quadrado, outras opções estudaremos mais a frente. Clique uma vez na pequena mão para que possa selecionar uma das três ferramentas. Caso contrário as ferramentas não aparecerão.

clique para ampliar
Image

Veja na imagem quê, quando a pequena mão não está selecionada, as ferramentas desaparecem. Para selecionar o objeto desejado clique sobre ele com o botão direito.

Ok. Para mover, selecione o pequeno triângulo (Traslate Manipulator Mode) e leve o cursos do mouse até um dos eixos. É super importante que você posicione o cursor do mouse EM CIMA do eixo desejado, caso contrário a manipulação (ou qualquer uma das ferramentas apresentadas não irão funcionar). Clique com o batão esquerdo do mouse. Você notará que o eixo selecionada ficará cinza (o que indica que ele está selecionado) e os demais eixos desaparecem até que a seleção seja cancelada.

clique para ampliar
Image

Agora é só arrastar o mouse que o objeto irá se deslocar de acordo com o eixo selecionado. Perceba na imagem acima que você ainda pode, enquanto manipula o objeto, ver a posição anterior dele de acordo com o eixo (em forma de uma sombra) e a posição atual que é mostrada pelo proprio objeto. Para soltar o objeto na posição atual desejada basta apenas clicar novamente com o botão esquerdo.

Para selecionar os três eixos ao mesmo tempo, para que você possa mover o objeto em qualquer direção, basta clicar uma vez no pequeno circulo branco no centro do objeto, aquele onde os eixos se encontram

clique para ampliar
Image

Outra maneira de manipular o objeto selecionado (para selecionar basta clicar com o botão direito em cima do objeto, lembra?) é clicando em qualquer área da view com o botão direito e arrastando (não espere aparecer o menu) você notará que o objeto se desloca livremente pela view, de acordo com o movimento do mouse. Para soltalo basta clicar com o botão esquerdo - note que dessa vez não podemos ver o ponto de origem do objeto, a confirmação de que o objeto pronta para ser deslocado nesse caso é por seu contorno que fica branco (objetos apenas selecionados ficam com contorno rosa).

clique para ampliar
Image

Agora para rotacionar selecione a ferramenta Rotate Manipulator Mode (o torus). Note que os eixos se tranformam de flechas para linhas circulares, rodeando o objeto nos três respectivos eixos e suas cores.

clique para ampliar
Image

A rotação funciona da mesma maneira que a manipulação, mas note que quando rotaciona o ângulo de rotação aparece e (cirlulo vermelho menor na imagem abaixo) e que a refenrência aparece na barra de ferramenta no canto esquerdo.

clique para ampliar
Image

Note ainda na imagem acima que ao redor do objeto encontra-se uma linha circurlar branca, ela tambem ser para rotacionar o objeto selecionado, mas não em nenhum dos eixos e sim de acordo com a view atual.

clique para ampliar
Image

E por ultimo mas não menos importante a ferramenta Scale Manipulator Mode que reescala o bjeto selecionado (aumentando ou diminuindo sua malha). O seu icone é o do pequeno quadrado, assim que ativo os eixos tranfomanse em setas com pequenhos quadrados em suas pontas. Sua funcionalidade é a mesma do Traslate (o pequeno triangulo), você pode selecionar um eixo por vez e fazer uma escala uniforme na direção daquele eixo ou selcionar o pequeno circulo no centro e fazer uma escala uniforme, isto é, reescalar em todos os eixos ao mesmo tempo.

Image Image Image

Pronto, isso ai é o básico para podermos iniciar alumas coisas da modelagem. Apesar que hoje a tarde eu ainda venho para adiantar alguma do Viewport Shading e Mode.

Se passou algo importante que eu esqueci coloca ai galera, pq quando for preparar o PDF da pra nois ficar ligado por esse tópico como que vão andar as coisas blz?

Abraços
tatasoka
Blender Total adimin

MensagemEnviada: Sáb Jul 12, 2008 7:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Quando sobrar um tempo vou falar um pouco sobre Draw Type! Postei sobre o tópico lá no Blog para que todos fiquem sabendo e quem for interessado possa participar.

http://blendertotal.wordpress.com/2008/07/12/modelagem-do-basico-ao-avancado/
Will
Participante Novato

MensagemEnviada: Sáb Jul 12, 2008 3:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pô tatasoka, muito boa a iniciativa! Quanto mais gente participando melhor por que teremos mais material em menos tempo.

O número de visualizações cresceu pra caramba já \o/
Mostrar os Tópicos Anteriores:      
Enviar MensagemResponder

Ir para:   

Exibir Próximo Tópico
Exibir Tópico Anterior
Enviar Mensagens: Proibido
Responder Mensagens: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Excluir Mensagens: Proibido
Votar em Enquetes: Proibido